quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sistema da Toshiba não exige óculos para ver imagem 3D

An executive of Japanese electronics company Toshiba, Masaaki Osumi, unveils the world's first 3D television that does not require viewers to wear special glasses, called the "Regza GL1 Series", at a preview at Ceatec, Asia's largest electronics trade show in Chiba, suburban Tokyo on October 4, 2010. The new 12-inch 3D TVs (R) and 20-inch TVs (L) combine image processing technology with a double convex sheet to render depth-filled images from any angle using parallax. AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO

Era uma questão de tempo para que o efeito 3D começasse a dispensar o uso dos desconfortáveis óculos. Ao que parece, a Toshiba conseguiu o feito.A fila para ver a rápida demonstração durava mais que 30 minutos. 

Foram exibidos dois modelos de TVs 3D sem óculos, um deles de 12 polega­das e outro de 20 --eles es­tarão à venda no Japão em dezembro. A tela de 12 po­legadas, por exemplo, de­ve sair por algo em torno de 120 mil ienes (cerca de R$ 2.436). 

A empresa também mostrou um protótipo de 56 polegadas, ainda sem data de lançamento.
A demonstração foi feita em um ambiente total­mente controlado, mas o efeito final foi bastante bom. As imagens eram exi­bidas em camadas que pa­reciam se soltar da tela. A empresa parece ter conse­guido --a próxima etapa é chegar à produção em sé­rie de telas maiores. 

Segundo a Toshiba, o efeito é obtido pela junção de um sistema de imagens e uma camada perpendi­cular lenticular --compos­ta por lentes que transmi­tem as imagens em um plano horizontal. 

Esses dois fatores são combinados com a tecno­logia de processamento de imagens da Toshiba e for­mam-se nove imagens pa­ralelas a partir do conteú­do original. Ainda segun­do a empresa, o painel de LCD com backlight LED exibe quatro vezes o nú­mero de pixels de um pai­nel padrão de Full HD. 

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário