quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cientistas desenvolvem nova tecnologia "antitremor" para câmeras de celular

Uma equipe de 11 engenheiros desenvolveu em Hong Kong uma nova tecnologia para câmeras de celular que permite obter imagens com definição em situações de movimento. 

Segundo o jornal local "South China Morning Post", a produção industrial das câmeras começará no terceiro trimestre deste ano e para 2012 espera-se que grandes companhias como a Apple, Nokia e SonyEricsson já vendam seus aparelhos com este dispositivo. 

Os engenheiros, que trabalham no produto há quase três anos, pertencem ao Instituto de Ciências Aplicadas e Pesquisa Tecnológica de Hong Kong, financiado por recursos públicos.
A novidade da câmera --que tem o tamanho aproximado de uma unha, a menor do mundo, segundo declarações dos inventores-- conta com uma tecnologia que corrige os tremores, utilizada anteriormente nas máquinas digitais. 

Ao detectar o nível de vibração, a lente do aparelho se movimenta na direção oposta para produzir imagens nítidas. 

Além disso, a função pode ser bloqueada caso o usuário deseje obter uma fotografia com movimento. 

Atualmente, as câmeras com tecnologia "antitremor" para telefones celulares reduzem a captação do movimento empregando softwares que comparam várias imagens tomadas em uma fração de segundo, o que possibilita a criação de uma fotografia nítida. 

A câmera desenvolvida em Hong Kong, pela qual também se interessaram empresas de tecnologia médica (para empregá-la, entre outras funções, em exames internos), será comercializada pela empresa AP Photonics. 

Até o momento, o dispositivo acumula duas patentes nos Estados Unidos, e ainda está deve obter mais seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário