Computação Gráfica é a área
da Ciência da Computação que estuda a geração, manipulação e análise de
imagens, através do computador. Atualmente, é uma das áreas de maior expansão e
importância que propicia o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares.
Início
A
elaboração de aplicações gráficas se popularizou com o surgimento de placas
gráficas para computadores pessoais e de bibliotecas gráficas, como OpenGL, que
não exigiam conhecimentos extensivos de programação ou de hardware. Se dedica
ao estudo e desenvolvimento de técnicas e algoritmos para a geração (síntese)
de imagens através do computador. Atualmente, a CG está presente em quase todas
as áreas do conhecimento humano, desde o projeto de um novo modelo de automóvel
até o desenvolvimento de ferramentas de entretenimento, entre as quais os jogos
eletrônicos.
Aplicações
Atualmente
a CG está presente em quase todas as áreas do conhecimento humano, da
engenharia que utiliza as tradicionais ferramentas CAD (Computer-Aided Design),
até a medicina que trabalha com modernas técnicas de visualização para auxiliar
o diagnóstico por imagens.
Sistemas de simulação
Nesta
área, também têm sido desenvolvidos sistemas de simulação para auxiliar no
treinamento de cirurgias endoscópicas. Outros tipos de simuladores são usados
para treinamento de pilotos e para auxiliar na tomada de decisões na área do
direito (por exemplo, para reconstituir a cena de um crime).
Sistemas de visualização
Uma
área de aplicação da CG que tem crescido muito nos últimos anos é a
visualização. Inicialmente, surgiu a visualização científica, que visava o
desenvolvimento de representações gráficas para grandes volumes de dados
gerados, por exemplo, por satélites e equipamentos de sensoriamento remoto.
Hoje, existe também a visualização volumétrica e a visualização de informações.
A primeira trata apenas de como gerar representações para dados volumétricos,
tais como dados meteorológicos, oceanográficos e médicos. Já a segunda, é uma
área que visa auxiliar na análise de dados financeiros, mineração de dados,
estudos do mercado ou de gerenciamento de redes de computadores.
Animação
Animação
é outro exemplo de aplicação que tem sido bastante desenvolvida. Através da
exibição de imagens em seqüência é possível representar o comportamento de
objetos reais ou simulados. Além de desenho animados por computador, a simulação
de humanos virtuais e de comportamento de multidões são temas de pesquisas
atuais. Técnicas de CG também são usadas em RV (RealidadeVirtual), que
introduziu um novo paradigma de interface com o usuário. Através de
dispositivos especiais que captam movimentos do corpo do usuário é possível
interagir em diferentes ambientes projetados por computador. Simuladores para
treinamento de pessoal, tratamento de fobias e jogos são alguns exemplos de
aplicações de RV.
Áreas Relacionadas
Há
duas áreas que têm uma relação bastante próxima com a CG:
* Processamento de Imagens (PI) e
* Visão Computacional.
* Processamento de Imagens (PI) e
* Visão Computacional.
Processamento de Imagens
A
área PI abrange o estudo e a pesquisa de técnicas para realizar a manipulação
de imagens, tais como ajustes de cor, brilho, contraste ou aplicação de
filtros, entre outras. Sistemas de PI são encontrados atualmente, por exemplo,
em consultórios de cirurgiões plásticos e salões de beleza. Neste caso, uma
pessoa pode ver como será o resultado de uma plástica ou corte de cabelo
através de simulações no computador.
Visão Computacional
A
Visão Computacional trabalha com a análise de imagens, buscando obter a
especificação dos seus componentes para identificação dos modelos geométricos
que a compõem. Uma aplicação de técnicas de Visão Computacional é o
reconhecimento automático de impressões digitais.
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