sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Redes sociais e celulares serão foco de ameaças em 2011, diz McAfee

Facebook no celular

A fabricante de softwares de segurança McAfee afirmou que redes sociais, produtos da Apple e encurtadores de URL serão os principais alvos de vírus (malwares) em 2011, segundo um estudo divulgado pela empresa na terça-feira (28). As informações são do site PC Mag.

Segundo o vice-presidente do McAfee Labs, Vincent Weafer, o crescimento de redes sociais e dispositivos móveis criam um novo ambiente para a proliferação de ameaças. "Essas plataformas e serviços ficaram muito populares em um curto período e já é possível notar um aumento nos ataques, na perda de dados e na vulnerabilidade", disse o executivo.

No caso da Apple, mesmo com a segurança da plataforma Mac OS, a popularidade de iPhones e iPads, especialmente entre o público corporativo, abre margem para a atuação de cavalos de troia e redes de computadores zumbis (botnets).

Redes sociais como o Twitter e o Facebook se tornariam alvos por conta do desenvolvimento de encurtadores de URL, ideais para postagens em espaços limitados para digitação. Apesar de útil, o serviço também permite "mascarar" endereços e redirecionar usuários para páginas com conteúdo malicioso. Por minuto, são criadas 3 mil mini-URLs na internet.

A lista da empresa também destaca a atuação de hackers, e-mails com conteúdo nocivo a partir de remetentes conhecidos ("friendly fire" ou fogo amigo, em tradução livre) e os serviços de localização como o Google Latitude ou o Facebook Places como possíveis fontes para ameaças a usuários no ano que vem.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes: