sexta-feira, 4 de março de 2011

Facebook muda e gera reclamações de usuários

Quando você está quase se acostumando com a estrutura do Facebook, Mark Zuckerberg e seus colegas vão lá e mudam. De novo. Na confusão, a reação dos usuários nem sempre é boa. 

A mudança mais recente foi no serviço de publicação e visualização de fotografias do Facebook. As reclamações em relação ao novo visualizador de imagens chegaram a ser violentes, pelo menos verbalmente. "Eu odeio o novo visualizador de fotos do Facebook", disse uma estudante de Mauá em um grupo de discussões. 

No post do Facebook que anunciou a mudança, mais gente enfurecida: "Geralmente eu não reclamo das mudanças no Facebook, porque, na maioria das vezes, são mesmo melhoras. Mas o novo visualizador de fotos me dá ânsia de vomito. É para tornar a visualização mais fácil, mas encolhe nossas imagens e as mostra com um fundo que, francamente, parece mais um erro de navegador", reclamou um dos usuários, seguido por mensagens de apoio. 

As mudanças na área dedicada às imagens foram extensas: além do novo visualizador, agora podem ser publicados arquivos de maior resolução, o processo de marcação foi facilitado e a ferramenta de upload está mais estável e confiável, segundo a própria empresa. 

Conheça mais sobre a mudança no setor de fotos em on.fb.me/ajudafotos

PERFIL
A obrigatoriedade do novo formato de perfil -que era opcional- foi outra mudança que causou polêmica. 

"Não! Eu odeio o novo perfil e ele é uma merda! Por que vocês não ouvem o que as pessoas estão pedindo em vez de fazer o que não queremos?", vociferou um usuário, no blog do próprio Facebook. "O Facebook só ouve a si mesmo, com o Mark dizendo a todos o que ele quer, não o que os usuários gostam", respondeu outro. 

A partir do dia 10 de janeiro, o novo modelo de perfil da rede passou a ser regra para todos os usuários. O formato traz funções como um pequeno resumo sobre o usuário no topo da página, uma lista de fotos em que ele foi marcado recentemente e um espaço dedicado a destacar os amigos com os quais o usuário tem alguma relação diferenciada (colega de quarto, por exemplo). 

Veja mais sobre o novo modelo em facebook.com/about/profile

COMUNIDADES
Como tudo em uma rede social, os problemas com as novas mudanças no Facebook fizeram com que os usuários se organizassem em comunidades e grupos de discussão. 

A página "Eu odeio o novo perfil do Facebook", por exemplo, já tem mais de 13 mil fãs --aqueles usuários que clicaram no botão Curtir, no topo da página. Apenas duas das páginas feitas contra o novo visualizador de imagens já somam mais de 10 mil fãs. 

Fonte: Rrepórter Amanda Demétrio, Folha.com,  http://www1.folha.uol.com.br/tec/881278-facebook-muda-e-gera-reclamacoes-de-usuarios.shtml

Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário