quinta-feira, 31 de março de 2011

V Feira de Tecnologia promove palestra sobre Certificação e Software Livre


O evento contou com a participação de alunos e professores do curso de Ciências da Computação.

Palestrante Adriano Martins, coord. do curso de Computação José Maria e o palestrante Nelson Teixeira.
A V Feria de Tecnologia da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) aconteceu na última sexta-feira (18), no auditório Beni Veras. Os alunos e professores do curso de Ciências da Computação assistiram a duas palestras - “Abordagem panorâmica sobre Cobit e ITIL” e “Software livre: mudando nossa forma de ver o mundo”.

A primeira palestra foi proferida pelo empresário Adriano Martins Antonio, da PMG Solutions. Ele explicou o que seria Cobit [Control Objectives for Information and related Technology > Guia  para  a  gestão  de TI] e ITIL [Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infra-Estrutura de TI], e sua importância para o bom funcionamento da empresa. 

Adriano ressaltou que o profissional de computação deve estar sempre se atualizando e fazendo cursos com certificação. “Os advogados tiram o registro na OAB, os contadores no CRC, os médicos no CRM, mas os profissionais de informática não têm registro e se destacam por suas certificações. Cobit e ITIL são exemplos de certificações”, explicou. Ao final, sorteou alguns cursos gratuitos para os alunos.

Nelson Teixeira, analista do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, proferiu a última palestra e abordou o uso do Software Livre, explicando suas vantagens e desmentindo alguns mitos sobre o Linux. “Engana-se quem diz que Linux não tem suporte e é mais vulnerável aos vírus. Linux é mais seguro e confiável que o Windows”, destacou.

Durante todo o evento, a platéia pode interagir fazendo perguntas e tirando dúvidas. Desta forma, a Feira cumpriu sua missão de proporcionar o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e os profissionais de referência na área de Tecnologia e Informação do Ceará.

Confira as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário