segunda-feira, 9 de maio de 2011

Problema em servidores dificulta acesso a sites no Brasil

Um problema em computadores do Registro.br, órgão responsável pelos domínios na internet com extensão.br, dificultou na ultima sexta-feira (6) o acesso a diversos sites brasileiros.
A situação foi normalizada às 18h10, informa comunicado de Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Registro.br.

Grosso modo, na internet, cada site corresponde a um endereço IP numérico (como 200.221.3.133). Mas, para acessá-los, os usuários geralmente digitam domínios de internet (como www.folha.com).
A correlação entre os domínios de internet e o endereço de IP correspondente é feita pelos servidores DNS --que, quando têm problemas, frequentemente impedem que seus usuários acessem sites apenas digitando o domínio.

O acesso a sites brasileiros ficou prejudicado porque parte dos clusters (conjuntos de computadores interligados que trabalham juntos) de servidores DNS do Registro.br foi retirada de operação após um problema "durante uma atualização de configuração", diz o comunicado.

Dos seis servidores normalmente utilizados, três ficaram fora do ar, informa a assessoria de imprensa do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Com isso, a demanda dos usuários foi toda direcionada sobre os servidores restantes, deixando mais lento o acesso a algumas páginas. Os sites não saíram do ar, diz o CGI.br, apenas ficou mais difícil acessá-los.

O Registro.br promete divulgar mais detalhes sobe o ocorrido após analisar o problema.

Fonte: Folha
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes: