quarta-feira, 13 de julho de 2011

Saiba como verificar se um link encurtado é seguro

Os encurtadores de endereços da internet, conhecidos como URLs, são um recurso muito útil para quem usa redes sociais em que o espaço para as mensagens é limitado. Com a ajuda deles, uma URL comprida pode ser enviada com o uso de poucos caracteres. 

Apesar disso, essa facilidade pode se transformar em um problema, já que cibercriminosos podem usar uma URL curta para esconder um site perigoso ou um endereço que leve o usuário a um download menos seguro. 

Para se proteger disso, uma solução é usar um site que alonga as URLs, como o longurl.org.
O funcionamento do site é simples. Basta colar o endereço a ser analisado no campo apropriado e pressionar o botão Expand. 

O Longurl acessa o link e mostra uma tela com informações sobre o destino, permitindo que você decida se quer acessá-lo ou não. 

Uma outra opção para checar uma URL encurtada é instalar um complemento no navegador. Usuários do Firefox, por exemplo, podem testar o Xpmd.it

O Xpmd.it mostra o link completo quando o usuário passa o mouse sobre a URL. Assim, pode-se tomar uma decisão consciente na hora do clique. 

Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário