quarta-feira, 27 de abril de 2011

Celulares Android transmitem dados de localização de usuário

Após o jornal "The Guardian" afirmar que o iPhone e o iPad 3G armazenam histórico de localização de seus usuários, reportagem do jornal "Wall Street Journal" confirma que celulares com o sistema operacional Android, do Google, transmitem os dados para as operadoras.

A publicação pediu que um analista de segurança que examinasse um smartphone da marca HTC com o sistema Android. A constatação foi que o dispositivo transmite uma base de dados que é utilizada para fornecer anúncios relativos à localização do usuário. O sistema utiliza as antenas de celular para gerar uma localização de latitude e de longitude aproximada do usuário e estes dados não são protegidos.

No Android, o "Wall Street Journal" diz que os dados são enviados a cada hora para a operadora de celular e, entre eles, estão nome, localização e sinais de redes Wi-Fi próximas.

No caso do iPhone e do iPad, o arquivo também é copiado para o computador e para um novo iPhone ou iPad quando ele for sincronizado, retendo os dados armazenados pelo dispositivo anterior. A Apple já havia se manifestado sobre a coleta de dados de localização em junho de 2010 e, na ocasião, enviou um documento ao Congresso norte-americano que detalha todas as práticas “denunciadas” pelo "The Guardian".

Até o momento, Apple e Google não se manifestaram sobre as reportagens dos jornais.

Fonte: G1
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes: